top of page
  • Foto do escritorViviane Feijó

Quebrando os moldes das Lideranças!


curso liderança feminina
curso liderança feminina

Um Chamado para Programas de Liderança Centrados no Ser Humano e não nos Resultados


No mundo corporativo, os programas de desenvolvimento de liderança são considerados caminhos essenciais para o crescimento pessoal e profissional.


Eles prometem equipar os indivíduos com as habilidades e a mentalidade necessárias para prosperar em funções gerenciais, aumentando a produtividade e a lucratividade da empresa.


No entanto, no meio da procura do sucesso organizacional, existe uma narrativa oculta, muitas vezes ignorada: o impacto destes programas no indivíduo, especialmente nas líderes femininas, e na sua saúde mental.


A grande maioria esmagadora dos cursos de liderança não conseguem atender às necessidades pessoais dos participantes. Em vez de nutrir estilos de liderança autênticos e promover o desenvolvimento pessoal, podem inadvertidamente dar prioridade aos resultados financeiros da empresa em detrimento do bem-estar dos indivíduos.


Eu acredito que pessoas de bem consigo mesmas são as que lideram melhor e tem mais resultados que valem mesmo a pena serem comemorados.

Para as líderes femininas, que muitas vezes enfrentam uma enormidade de expectativas sociais e desafios no local de trabalho, os riscos são ainda maiores.


Os paradigmas de liderança tradicionais nem sempre correspondem às suas experiências e aspirações únicas. Assim, torna-se URGENTE reavaliar o propósito e a estrutura dos cursos de liderança, colocando maior ênfase no crescimento individual, na saúde mental e no alinhamento da personalidade de cada PESSOA.


Uma das principais preocupações em torno dos cursos de liderança é a pressão para se adequar a métricas de sucesso predefinidas, muitas vezes à custa do bem-estar pessoal.



Conheça o programa LIDERE.SI para Mulheres Líderes de Equipes e de Empresas Desfrutarem suas Vidas com Serenidade e Equilíbrio entre Vida Pessoal e Profissional.



Estes programas podem dar prioridade a resultados quantificáveis, como o aumento da produtividade, a geração de receitas ou a expansão do mercado, negligenciando os aspectos relacionais entre os membros das equipes como, e principalmente, os custos da vida pessoal de cada líder.


Esse padrão comum leva a sentimentos inadequação, insuficiência, síndrome da impostora e esgotamento. É o que vejo todos os dias no consultório atendendo Diretoras Executivas, Gerentes e Empresárias.


Além disso, a procura incessante de resultados pode exacerbar os desafios existentes em matéria de saúde mental entre as mulheres líderes. A pressão para se destacar em ambientes dominados pelos homens, juntamente com o equilíbrio entre as responsabilidades profissionais e a vida pessoal, pode prejudicar o bem-estar mental.


Gera de início, uma grande confusão mental. As mulheres líderes se perguntam todos os dias, coisas como:


  • Pego meu filho na escola ou fico naquela reunião?

  • Vou naquela viagem de trabalho ou fico um final de semana em casa?

  • Invisto em mais um curso ou numa casa nova?

  • Tenho mais um filho ou isso pode atrapalhar o meu crescimento profissional?


Além disso, os comportamentos tidos como de sucesso ainda são muito baseados em arrojo, ousadia, imposição. Muito se fala de soft skills, mas na prática, no dia a dia, os velhos hábitos ainda predominam.


Ainda vivemos num mundo de novos conceitos, mas com práticas antigas.

As mulheres trazem para a mesa um conjunto único de pontos fortes, perspectivas e estilos de comunicação, que devem ser celebrados e nutridos, em vez de homogeneizados.


Ao promover um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e personalizado, estes cursos podem capacitar as líderes femininas para alavancarem as suas qualidades inatas e liderarem de forma autêntica e sem despersonalização.


À luz destes desafios, é necessária uma mudança de paradigma no domínio do desenvolvimento de liderança, especialmente para líderes femininas. Os cursos de liderança PRECISAM adotar uma abordagem mais integral e centrada no ser humano, priorizando os seguintes princípios:


1. Autoconsciência e Autenticidade: Incentivar os participantes a explorar introspectivamente seus valores, pontos fortes, talentos e aspirações, promovendo a autoconsciência e a autenticidade na liderança.


2. Empatia e Força Emocional: Enfatizar a importância da empatia, da escuta verdadeiramente ativa e da força emocional para lidar melhor com as pressões naturais do trabalho e eliminar as pressões desnecessárias.


3. Integração entre vida profissional e pessoal: Reconhecer a interconexão das esferas profissional e pessoal, promovendo estratégias reais de tempo principalmente para alcançar um equilíbrio harmonioso entre vida profissional e pessoal e prevenir o esgotamento e problemas em outras áreas da vida das pessoas.


4. Caminhos de aprendizagem flexíveis: Oferecer roteiros de aprendizagem personalizados que acomodam diversas personalidades, estilos de liderança e aspirações de carreira, capacitando os indivíduos a traçar suas jornadas únicas.


5. Comunidades e Redes de Apoio: Estabelecer comunidades de prática e redes de apoio onde as líderes femininas possam compartilhar experiências, buscar orientação e cultivar a solidariedade ao enfrentar os desafios no local de trabalho.


6. Bem-estar e resiliência: Integrar práticas de bem-estar, como atenção plena, gestão do estresse e construção de resiliência, em programas de desenvolvimento de liderança, priorizando a saúde mental e o crescimento como INDIVÍDUO.


Pode parecer utópico ao primeiro olhar, mas esse é único caminho para se manter os bons líderes em suas empresas e termos mais empresárias criando e crescendo sem perder sua paz.


É a hora de olharmos com sinceridade, honestidade e de forma PRÁTICA para as pessoas que GERAM OS RESULTADOS e menos para os resultados.


Cuide de quem faz acontecer e não precisará se preocupar tanto com os resultados.


Você Mulher que é Líder de Pessoas e Empresas, primeiro Lidere a Si mesma para depois liderar os seus.


Conheça mais sobre o programa LIDERE.SI exclusivo para Diretoras, Gerentes e Empresárias ou para as que aspiram ser, que engloba Gestão Emocional, Gestão do Físico e Saúde e Gestão das suas Habilidades de Liderança Feminina e tudo o está relacionado ao seu Universo enquanto Mulher.


O que achou desse artigo? Deixe seu comentário e compartilhe se acredita que pode ser útil para outras pessoas.

Comments


bottom of page